terça-feira, 9 de julho de 2013

O QUE É BRANDING?



BRADING

Estudando sobre o assunto para refinar meus conhecimentos sobre o branding a fim de fidelizar ao máximo o presente post com a realidade conceitual do conteúdo referido descobri que entre muitas coisas, o termo vem sendo usado muito ambiguamente por agencias e profissionais que não dominam a matéria. 

Para balizar a essência do branding usaremos conceitos de algumas fontes diferentes. Para Wikipédia Branding é: o trabalho de construção e gerenciamento de uma marca junto ao mercado., já para Guimarães (2003) “o branding é uma filosofia de gestão de marca, ou seja, uma maneira de agir e pensar sobre uma determinada marca”.

Então podemos concluir que o real significado de branding pode ser condensado em um termo, ‘gestão de marca’. E apesar de ser simples de explicar é muito complexo de aplicar.

Já que definimos e compreendemos o real significado do branding e vimos que nada mais é do que a gestão de marca, vamos compreender agora o que é marca.

MARCA

         Marca é uma representação dos valores e conceitos de uma empresa ou produto, podendo assumir diversas formas como logotipo, símbolo, música, etc. É através de uma marca que identificamos de maneira imediata uma determinada empresa ou produto das outras no mercado. Uma marca serve substancialmente para “demarcar terreno” no mercado. 

            A marca é de fundamental importância, pois é ela que vai transmitir a promessa de soluções, seu diferencial dentre outras marcas, entre outras coisas. Neste contexto, uma marca que abarca tantos atributos acaba por possuir uma personalidade, e como tal deve ser dirigida aos objetivos desejados, como mantê-la permanentemente contemporânea no contexto social e cultural do mercado onde está inserida. Á esta dirigibilidade de marca e seus conceitos que damos o nome de gestão de marca ou branding.

          As marcas evoluíram muito desde a revolução industrial à nossa condição atual de capital intelectual, mas não cabe a este post abordar e descrever esta evolução, deixando assim para outra oportunidade a elucidação do assunto.

IMPORTANCIA DO BRANDING

            Onde podemos perceber a importância de um excelente branding? Por que investir em uma gestão de marca? 

  Darei alguns exemplos dos motivos pelos quais é importante investir em gestão de marca. 

            Vamos usar como exemplo a empresa Google que hoje tem valor de mercado aproximado a US$ 52,132 bilhões (dólares). Estima-se que seus ativos tangíveis não valham mais que 10% deste valor. A gigante de refrigerantes Coca-Cola vale algo em torno de US$ 34,205 bilhões, e seus bens tangíveis não passam de 30% do seu valor de mercado. 

            A diferença entre valor de mercado e valor das somas dos ativos tangíveis é o que podemos chamar de valor da marca.

             Quando uma marca ganha valor de percepção junto a seu público consumidor ela passa a ter o diferencial competitivo mais importante do mercado atual, que é a fidelização do cliente. Sempre bato na tecla que no cenário mercadológico atual a maioria absoluta dos produtos possui qualidade similar, deixando então a cargo do poder de envolvimento das marcas definirem a preferência de escolha.

RESUMINDO    

           Este post visou somente a elucidação e o esclarecimento dos conceitos de branding, não sendo, portanto, apropriado a discutir e mostrar técnicas de execução do mesmo, deixando isso  para um próximo post. 

             Lembrem-se sempre, a marca tem as características e o valor que o consumidor percebe e nem sempre a que a agencia ou o profissional de branding planeja e programa.

                Fim.

2 comentários:

  1. Obrigado meu rei, conto com a sua colaboração e sua leitura contínua a fim de nunca me deixar ser leviano com nossa profissão. Qualquer crítica ou sugestão, por favor, me procura. Abraços.

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