BRADING
Estudando sobre
o assunto para refinar meus conhecimentos sobre o branding a fim de fidelizar ao máximo o presente post com a
realidade conceitual do conteúdo referido descobri que entre muitas coisas, o
termo vem sendo usado muito ambiguamente por agencias e profissionais que não
dominam a matéria.
Para balizar a
essência do branding usaremos conceitos
de algumas fontes diferentes. Para Wikipédia Branding é: “o trabalho de construção e
gerenciamento de uma marca junto ao mercado.”, já para Guimarães (2003) “o branding é uma filosofia de gestão de marca, ou seja, uma maneira de
agir e pensar sobre uma determinada marca”.
Então podemos
concluir que o real significado de branding
pode ser condensado em um termo, ‘gestão de marca’. E apesar de ser simples
de explicar é muito complexo de aplicar.
Já que
definimos e compreendemos o real significado do branding e vimos que nada mais é do que a gestão de marca, vamos
compreender agora o que é marca.
MARCA
Marca é uma
representação dos valores e conceitos de uma empresa ou produto, podendo
assumir diversas formas como logotipo, símbolo, música, etc. É através de uma
marca que identificamos de maneira imediata uma determinada empresa ou produto
das outras no mercado. Uma marca serve substancialmente para “demarcar terreno”
no mercado.
A
marca é de fundamental importância, pois é ela que vai transmitir a promessa de
soluções, seu diferencial dentre outras marcas, entre outras coisas. Neste contexto,
uma marca que abarca tantos atributos acaba por possuir uma personalidade, e
como tal deve ser dirigida aos objetivos desejados, como mantê-la
permanentemente contemporânea no contexto social e cultural do mercado onde
está inserida. Á esta dirigibilidade de marca e seus conceitos que damos o nome
de gestão de marca ou branding.
As
marcas evoluíram muito desde a revolução industrial à nossa condição atual de
capital intelectual, mas não cabe a este post abordar e descrever esta
evolução, deixando assim para outra oportunidade a elucidação do assunto.
IMPORTANCIA
DO BRANDING
Onde podemos
perceber a importância de um excelente branding?
Por que investir em uma gestão de marca?
Darei alguns
exemplos dos motivos pelos quais é importante investir em gestão de marca.
Vamos
usar como exemplo a empresa Google que hoje tem valor de mercado aproximado a US$
52,132 bilhões (dólares). Estima-se que seus ativos tangíveis não valham mais
que 10% deste valor. A gigante de refrigerantes Coca-Cola vale algo em torno de
US$ 34,205 bilhões, e seus bens tangíveis não passam de 30% do seu valor de
mercado.
A
diferença entre valor de mercado e valor das somas dos ativos tangíveis é o que
podemos chamar de valor da marca.
Quando
uma marca ganha valor de percepção junto a seu público consumidor ela passa a
ter o diferencial competitivo mais importante do mercado atual, que é a fidelização
do cliente. Sempre bato na tecla que no cenário mercadológico atual a maioria
absoluta dos produtos possui qualidade similar, deixando então a cargo do poder
de envolvimento das marcas definirem a preferência de escolha.
RESUMINDO
Este post
visou somente a elucidação e o esclarecimento dos conceitos de branding, não sendo, portanto,
apropriado a discutir e mostrar técnicas de execução do mesmo, deixando isso para um próximo post.
Lembrem-se
sempre, a marca tem as características e o valor que o consumidor percebe e nem
sempre a que a agencia ou o profissional de branding
planeja e programa.
Fim.
Muito bom Palácio gostei...
ResponderExcluirObrigado meu rei, conto com a sua colaboração e sua leitura contínua a fim de nunca me deixar ser leviano com nossa profissão. Qualquer crítica ou sugestão, por favor, me procura. Abraços.
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