terça-feira, 3 de setembro de 2013

MOMENTO ZERO DA VERDADE



Quando vemos um comercial de TV e depois buscamos nossos laptops para entender mais sobre o produto, quando precisamos de ingredientes específicos para um prato e usamos buscadores de internet para descobrir onde podemos encontrar o mais próximo possível de nós ou quando queremos saber mais detalhes daquela pessoa que desejamos conhecer pessoalmente antes do fato, estamos praticando o Z-MOT, sigla em inglês para ‘Momento Zero da Verdade’.
 Vamos entender como ocorria uma compra antes do advento da internet e compará-los a momentos atuais.

Numa compra tradicional passávamos por três passos clássicos, sendo eles; estímulo, prateleira e experiência. O primeiro passo, estímulo, traduz à publicidade do produto (cartazes, comerciais de TV, peças de revistas ou jornais) tornando-se público a oferta do produto bem como algumas especificações do mesmo. Após o estímulo vem a fase da prateleira, primeiro momento da verdade, onde o produto anteriormente exposto pela mídia situa-se lado a lado dos concorrentes. E por último a experiência, só ai, no segundo momento da verdade é que saberemos se o produto realmente entregou o que prometeu, ou seja, uma experiência satisfatória.
 
O ZMOT (momento zero da verdade) interpôs-se entre o estímulo e o primeiro momento da verdade.

Não temos mais tempo de sair procurando e pesquisando preços de produtos ou de perguntarmos a todos os conhecidos quais suas opiniões sobre o mais novo lançamento automotivo para decidirmos uma compra. Pense bem, você deve lembrar que faz pesquisas sobre serviços ou produtos quase diariamente em seu celular.  As opiniões e conceitos pessoais, o boca a boca de antes, hoje podem ser arquivamos e publicados, e assim como antes, atualmente tem uma influência enorme sobre a escolha deste ou daquele produto.

Quando buscamos informações, recomendações, localização ou preços de produtos antes de chegarmos as prateleiras através de tablets, celulares, computadores, ou qualquer dispositivo conectado a internet dizemos que tivemos o Momento Zero da Verdade.
Através deste conceito, podemos justificar os maciços investimentos em geração e gestão de conteúdo das grandes corporações para a internet.

Você está lá, no Momento Zero da Verdade?

Abaixo segue vídeo da Google abordando o assunto. Em Inglês.



FIM

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