sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O REALISMO MÁGICO DA POLÍTICA BRASILEIRA!



O Realismo Mágico é uma escola literária endêmica da América Latina. Ela consiste em unir o universo mágico, o fantástico ao real no comportamento das coisas, como se o entrelaçar de ambos fosse absolutamente normal. Isso parece ser uma característica corrente do povo latino-americano e que reflete noutras áreas como a política por exemplo.

No Brasil vemos absurdidades como a constituição de 88 que prega e doutrina o estado como sendo o completo responsável pelo sujeito, onde o estado é que deve cuidar da saúde, segurança, previdência, educação, etc. Visto de fora, por uma cultura evoluída, tem-se a ideia que o brasileiro é incapaz, um completo dependente intelectual dos agentes do estado, mas, contraditoriamente este sujeito intelectualmente anêmico, qual deve ser dependente do Estado, tem capacidade suficiente para entender toda a suposta complexidade da mecânica estatal a tal ponto de escolher entre os seus, alguns dirigentes para tal. Isso é ao mesmo tempo ridiculamente fadado ao fracasso (como se vê em nosso país) e misterioso em sua simplicidade de perceber isso e mesmo assim ser defendido.

Não precisamos do Estado regulando nossas vidas e nossas trocas voluntárias, não precisamos descarregar a maior parte de nossos esforços no cofre “público” sob a finalidade de recebermos de volta benefícios. Temos e sempre tivemos a capacidade de decidir ali no ato o que é melhor para nós. O indivíduo e cada decisão, de cada um, juntando-se a todas as demais formam o corpo que dirige a sociedade, não o contrário.

Especialmente sob as torturantes falácias demonstradas todos os dias por Lula (jurando inocência), Temer e suas suposições de unidade política para defender suas intervenções e a ração dos meus sócios, vejo que o REALISMO MÁGICO está cada vez mais presente em nosso país.

por: PALACIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário